GNV significa Gás Natural Veicular e trata-se de um combustível disponibilizado na forma gasosa ou líquida. O gás natural tem origem no subsolo da Terra, sendo resultante da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos. A sua utilização em veículos ligeiros é feita através de gás natural comprimido (GNC) e no caso das viaturas pesadas poderá ser consumido no seu estado comprimido (GNC) ou ainda sob a forma liquefeita (GNL).
O gás natural custa cerca de 70% menos que o gasóleo. Por outro lado, os VGNs consomem um combustível de queima limpa, que reduz a necessidade de manutenção no que diz respeito a trocas de óleo ou velas de ignição.
Ambiente
O gás natural é o mais limpo dos combustíveis fósseis alternativos utilizados actualmente. As emissões de escape de dióxido de carbono dos VGNs são cerca de 20% inferiores.
Segurança
Tão seguros quanto os veículos que operam com combustíveis convencionais. O excelente registo de segurança dos VGNs deve-se, à integridade estrutural do sistema de combustível e às qualidades físicas do gás natural.
Abundância
As reservas mundiais de gás natural equivalem a praticamente o dobro das de petróleo, segundo informações oficiais disponíveis no site Association for the Study of Peak Oil and Gas.
Redução de até
%
de custo de combustível comparativamente ao diesel.
€/kg
Preço do GNV
€/l
Preço do Gasóleo
Poupança
permite uma redução bastante significativa dos custos operacionais
Prático
permite andar 100% diesel
se necessário ou quando
o tanque de gás está vazio
Motor
o motor diesel mantêm-se inalterável o que o permite ser reversível
Poluíção
melhora os níveis de emissão e reduz a camada de ozono
Performance
não penaliza as prestações originais do veículo continuando a ter a mesma performance